Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

domingo, 14 de julho de 2013

Mês do Ramadã 2013 - 6º dia: Modernidade para a Costa Oeste, Bajau na Malásia

O povo Bajau da Costa Oeste vive em Sabah,  o estado mais ao norte da ilha de Borneo. Eles são cerca de 65mil. Os locais os chamam de “Bajau”, mas entre eles, eles apenas dizem “Sama”. Seu idioma é relacionado a outros idiomas Sama-Bajau falados nas Filipinas, na costa leste de Sabah e Sulawesi (Indonésia).O povo e sua identidade
Os Bajau da Costa Oeste originalmente eram um povo barqueiro e suas vidas eram centradas no mar. Atualmente, a maioria deste povo criativo adotou um estilo de vida agrário, cultivando arroz e outras coisas. Eles também possuem gado e cavalos – eles algumas vezes são chamados de “Cowboys do Ocidente”. Eles tem uma tradição rica de adornar o cavalo e seu montador com roupas coloridas.Eles têm orgulho de sua cultura e seu idioma. No entanto, o casamento com grupos vizinhos e a migração de jovens para as cidades em busca de empregos, torna mais difícil sustentar sua herança, idioma e cultura. Assim como muitos povos nesta área, a modernidade está assumindo o controle.Religião e Sociedade
Os Bajau da Costa Oeste são predominantemente muçulmanos. A religião tem um papel importante

em relação a sua identidade e vida comunitária. Muitos eventos da vila são ligados a práticas muçulmanas e ao calendário Islâmico. As famílias tem um mosoduo, “leitura de orações” que
frequentemente é acompanhado de uma refeição comunitária. O conceito de sedekah, “dar esmolas”, é uma parte importante destas refeições pois significa que os participantes podem ganhar recompensas espirituais e benefícios. A maior celebração do ano é o festival de Aidilfitri – popularmente conhecido como Hary Raya Puasa, ou simplesmente Hari Raya (Dia da Celebração) na Malásia – que marca o cume do Ramadã, o mês sagrado de jejum.
Apesar da influência islâmica, muitos destes Bajau ainda, em graus variáveis, estão ligados intimamente a suas crenças e práticas animistas. Eles são sensíveis a um mundo de espíritos que eles temem que podem causar doenças ou outros tipos de infortúnios. O recitar de passagens do Alcorão é visto como um antidoto poderoso contra as forças malignas. Alguns tentam cultivar poder espiritual para que eles possam curar a si e aos outros.


Ore:
- Para que Deus revele Seu Filho em sonhos e visões para este povo não alcançado.
- Para que os crentes locais de grupos étnicos vizinhos se sintam motivados a vencer as barreiras culturais e de idioma para alcançar os Bajau da Costa oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...