Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

sábado, 27 de julho de 2013

Mês do Ramadã 2013 - 19º dia: O frustrante caminho da educação de mulheres

A educação de mulheres muçulmanas já minguou e cresceu pelos últimos vinte anos e, apesar de ser frustrante, o retrocesso não destruiu os passos que já foram dados. Também é difícil avaliar a educação de mulheres muçulmanas, uma vez que ela é bem diferente em cada região – da mesma forma de família a família.
Foi a insurgência do Talibã nos anos 90, que levou a uma corrosão massiva do direito de mulheres à educação. No Afeganistão e no Paquistão, o Talibã forçou mulheres profissionais a saírem de seus empregos. As mulheres foram proibidas de estarem presentes na escola. Um edito geral foi emitido 
declarando que mulheres muçulmanas não precisam aprender a escrever – ler é mais que suficiente. 
E em Setembro de 2006, a UNESCO registrou estatísticas alarmantes sobre um estudo de taxas de alfabetização de adultos e população analfabeta por país/gênero. No Egito, apenas 59,4% das mulheres foram consideradas alfabetizadas, com números caindo ainda mais conforme se lê a lista de países no Oriente Médio: Marrocos, Paquistão, Afeganistão e Yemen. A UNESCO relatou que em alguns lugares, a diferença entre homens e mulheres alfabetizados chega até a 90%.
No entanto, o presente é de algumas formas menos grave. Alunos universitários no Iraque e nos Emirados Árabes Unidos são predominantemente mulheres. 
Em países muçulmanos como Turquia, Malásia e Indonésia a educação de mulheres raramente chega a ser um problema. Mas ainda continua em alguns países. O Irã recentemente baniu mulheres de mais de 70 cursos de graduação.
No entanto, muitos muçulmanos estão buscando um futuro melhor. Neelofer Haram escreveu: “O que é certo é que a não ser que os líderes da sociedade e os formadores de opinião modernos prestem atenção a este problema, muita frustração e dor social está sendo guardada por muito tempo. Então, se mães, filhos e irmãs permanecerem atrás, será que os pais, filhos e irmãos podem ir adiante?

Ore por:
* Esforços para construir escolas para mulheres no Afeganistão e no Paquistão. Ore por proteção para garotas frequentando a escola em locais onde elas podem ser ameaçadas por irem à escola. 
* Aqueles que advogam em favor da educação das mulheres em nações muçulmanas, por proteção e coragem e oportunidades de promoverem sua causa.

“E também eu sei que quando a guerra acabar, o Afeganistão irá precisar de você tanto quanto seus homens, talvez mais ainda. Porque uma sociedade não tem nenhuma chance de sucesso se sua mulher não for educada, Laila. Sem chance.” (Khaled Hosseini, A Cidade do Sol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...