Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

domingo, 9 de maio de 2010

Parábola do Semeador - o outro lado da história

Como homenagem ao Dia das Mães, hoje, estou postando, aqui, um estudo muito interessante que minha mãe fez, uma vez, sobre a Parábola do Semeador. Mais do que qualquer outra coisa, eu vejo, nessa mensagem, esperança, e também, o amor do Senhor por sua Criação e por seus Filhos. Que você também possa edificado e confortado por essa parábola...


Uma vez, estava meditando na parábola do semeador e o Senhor falou comigo através de uma "releitura" dessa parábola, à luz das situações que ocorrem na Criação, renovando a minha fé.

Como professora de Ciências, todos os anos passo um documentário do tipo National Geographic para os alunos da 6ª série (7º ano), por causa do conteúdo (Zoologia e Botânica). Nele, o naturalista David Attenborough apresenta fatos incríveis da natureza, com os quais parafraseei a parábola do semeador...

(...)Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda, mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mateus 13:39)


"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semado ao pé do caminho" (Mateus 3:19)
As sementes que caíram à beira do caminho foram comidas pelas aves. Jesus explica que elas se referem a pessoas que deixam o inimigo roubar a Palavra em suas vidas.  Na natureza, há situações em que aves comem sementes e lançam-nas ao solo nas fezes. As fezes da ave servem como esterco para que a semente germine e cresça. Gaeralmente as aves deixam a semene num solo distante de onde foi semeado. Ou seja, Deus pode transformar o "estrago" momentâneo do inimigo em bênção.


"O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende" (Mateus 3:20,21)
As sementes que caíram entre as pedras brotara, mas não cresceram muio, pois não aprofundaram suas raízes. Jesus disse que são aqueles que recebem a palavra com alegria, e não continuam crescendo na palavra; "chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende". Há especies vegetais que teimam em crescer entre as pedras. Talvez você já tenha visto images de paredes de castelo ou muralhas, altíssimas, feitas de pedra, em cujas fendas há árvores que crescem, brigando com as circunstâncias para sobreviver. Há cristãos que recebem a palavra com alegria, logo se ofendem devido à angústia e perseguição, mas continuam se apegando à palavra e sobrevivem! Podem não se desenvolver viçosamente, mas estão lá, continuam "fotossintetizando", constinuam se "aguentando" como podem, como José na prisão do Egito, sem saber se ia conseguir sair dessa, já que o copeiro "pisou na bola" (Gênesis 40:23), e anos se passaram... (Gn 41:1). Fico pensando como estaria o coração de José no 600º dia, ou no 700º dia depois da liberação do copeiro da prisão, que esperança ele teria; porém, ele crescia como podia, nas circunstâncias que tinha, dentro da prisão.

"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (Mateus 3:22)
Quanto às sementes que caíram entre os espinhos, os cuidados deste mundo e a fascinação das riquezas não permitem que frutifiquem. Na natureza, há plantas que sobrevivem ao período de seca e esperam que ao espinheiro seja ateado o fogo, geralmente através dos raios das primeiras chuvas. Sãos espécies ue necessitam do fogo para que suas flores ou frutos amadureçam com o calor, e aproveitam as cinzas da queimada como adubo. Às vezes, precisamos que algo aconteça nas nossas vidas para que tudo o que ocupa o lugar principal caia por terra. Geralmente são as tragédias, perdas ou situações difíceis de provação. Como "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus", através dessas situações de perda, como Jó, podemos conhecer a Deus na intimidade e Ele ser mais importate do que qualquer coisa na nossa vida. Então produziremos frutos, para a glória de Deus.

Moral da história: há vida na semente!!! A semente brota, cedo ou tarde. Nesse documentário do naturalista David Attenborough, ele cita o exemplo de uma semente de magnólia, que foi encontrada numa ruína arqueológica japonesa da Idade dos Metais. Os cientistas plantaram-na, e ela brotou, cresceu e chegou a florescer. A semente sobreviveu por milhares de anos! Essa é a semente com que lidamos, a palavra de Deus, que tem vida, e pode brotar e crescer, depois de milhares de anos.
A natureza é a criação deDeus. Nela podemos "ler" o que Ele deixou escrito (Romanos 1:20); Foi o que fiz...

Espero que essa "releitura" da parábola do semeador possa te edificar e te consolar, principalmente se você está orando, por anos, pela conversão de uma determinada pessoa, ou de alguém que está afastado de Deus, e parecer não querer saber de nada.
Todos "estamos na obra". A obra é de Deus. Ele acabará essa obra quando? No último dia! Todos fazemos parte do "canteiro de obra de Deus". Alguns estão mais adiantados, outros parecem mais atrasados, mas o cronograma é dEle - Ele não está atrasado (Filipenses 1:6)

Rebeca Fumie Umetsu Hansen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...