Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

domingo, 17 de outubro de 2010

3 lições a serem aprendidas com os mineiros do Chile

Acompanho regularmente o blog "Ferramentas Blog", para me ajudar a manter este blog funcionando direitinho...
Esta semana, o seu criador, Marcos Lemos, aproveitou a experiência dos mineiros chilenos para continuar incentivando os blogueiros (3 lições dos mineiros chilenos para nós blogueiros):   "Os Mineiros Chilenos podem nos ensinar três coisas que nos ajudam na construção de nossos blogs: três palavras que podemos depois usar em outras áreas de nossa vida! (...) Desse evento ouvi 3 palavras constantemente repetidas ao longo das mais de 24 horas de transmissões televisivas. Aqui vou aplicá-las ao nosso mundo de criação de blogs, mas você pode usar como quiser em sua vida."
Por isso, eu estou aproveitando para parafrasear esse autor e usá-las no contexto dos objetivos deste blog, ou seja, área espiritual, principalmente em relação à oração. Portanto, os créditos e os méritos não são meus.

1. Disciplina
Sem organização e uma disciplina rígida aqueles homens teriam se matado enquanto esperavam resgate.
Muitos cristãos que se propõem a iniciar uma vida de oração intensa e dedicada não são capazes de cumprir seus objetivos por falta de disciplina e seriedade. 
Uma vida de oração precisa de atenção diária, fidelidade, estudo da Palavra e dedicação. Não precisa de horários rígidos; mas, sim, de um mínimo de disciplina no trato com os vários fatores que acabam por roubar o nosso tempo. Em nossa rotina diária, acabamos nos envolvendo com tantos compromissos e tantos imprevistos que, muitas vezes chegamos ao final do dia sem ter orado. Então, quando nos dispomos a orar antes de dormir, o sono nos pega de surpresa e, quando percebemos, já estamos acordando no dia seguinte.
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? "(...) O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26 : 40,41)


2. Persistência
Os mineiros chilenos passaram 17 dias soterrados sem a menor perspectiva de resgate e não desistiram.
Muitos cristãos que se propõem a começar uma vida séria de oração desistem no início ,ou por falta de respostas visíveis de oração, ou por descobrir que ter uma vida de oração dedicada é complicado e exige muito empenho. No início parece que estamos orando para causas impossíveis, e que
nenhuma oração vai conseguir trazer a solução de Deus; mas os resultados aparecem se persistirmos. 
A grande maioria das reuniões de orações começa com bem, com muitas pessoas entusiasmadas, mas vai minguando com o tempo e acabam antes de atingir um alvo como o do avivamento. Não há resultado imediato, sem persistência e muito oração. A parábola dojuiz iníquo mostra bem isso:
Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente (...) "Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar". (Lucas 18: 1-5)

3. Inventividade
Aqueles homens tiveram que descobrir formas de sobreviver numa situação completamente imprevisível. A equipe de resgate foi obrigada a criar recursos jamais sonhados.
Inventividade e criatividade são as principais características de uma vida de oração com condições de sobreviver e se sobressair. Ser inventivo é ter a capacidade de usar os recursos disponíveis de uma forma que ninguém mais foi capaz. Essa é a fonte da originalidade necessária para o seu propósito dar certo. 
Por exemplo, como "driblar" nossa agenda lotada e encontrar um espaço de oração; como aproveitar espaço e tempo no nosso dia-a-dia para conseguir orar; como reunir outras pessoas igualmente lotadas de compromissos pra orar com você; como ter estratégias para convencer (juntamente com a operação do Espírito) seu colega cristão a entrar em vida de oração intensa... 
Se estivermos atentos ao Espírito Santo, se estivermos ligados, antenados com Ele, certamente receberemos "dicas" de otimização e aproveitamento do nosso tempo. E poderemos terminar o dia, encostar nossa cabeça ao travesseiro e, antes que o sono baixe, saber que conseguimos conversar com o Pai do Céu durante todo o dia.
Orando noite e dia, com máximo empenho (1 Tessalonicenses 3:10 a)
Daniel (...) entrou em sua casa (...) no seu quarto (...) três vezes no dia se punha de joelhos e assim orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer (Daniel 6:10)

Adaptado de Marcos Lemos
(http://www.ferramentasblog.com/2010/10/3-licoes-dos-mineiros-chilenos-para-nos.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+FerramentasBlog+%28Ferramentas+Blog%29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...