Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

domingo, 21 de novembro de 2010

Jesus e os Zelotes

 Existe alguma forma de reter a energia, o foco e o zelo dos Zelotes sem a violência? A evidência está nesta primeira comunidade cristã que estava aprendendo a seguir a Jesus numa cultura de violência (não diferente de nossa cultura de violência) sem se tornar violenta. Mas também sem ser intimidada ou silenciada pela violência. Poderiam ter-se segregado em guetos seguros, mas não foi o que fizeram. Permaneceram públicos, tão públicos quanto os Zelotes. Mas, diferentemente dos Zelotes, nunca foram violentos.

Há uma palavra importante que consegue transmitir como é, e em que consiste o fervor sem violência. A palavra é homothumadon. Algumas palavras resistem à tradução. Não traduzimos "Amém". Não traduzimos "Aleluia". Não traduzimos "Hosana". Essas palavras acumulam camadas de significados através dos séculos e irradiam ricas associações e conexões. Quando as traduzimos, perdem a força completamente. Homothumadon é uma dessas palavras. Que pena que não foi incluídas na lista de "intraduzíveis". Precisamos tentar o nosso melhor, e para isso, precisamos dissecar a palavra e depois agrupá-la de novo. A palavra é usada 12 vezes por
Lucas ao narrar a história da comunidade da ressurreição em Atos dos Apóstolos, e uma vez por Paulo em Romanos. É normalmente traduzida por "concordando", ou "com um só coração", ou simplesmente "juntos".

- Quando os 120 estavam reunidos no cenáculo, orando e esperando pelo dom do Espírito Santo, estavam homothumadon ("unânimes"; Atos 1:14).
- Depois daquela grande reunião de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles, continuaram diariamente homothumadon ("juntos"), no templo, orando e partindo o pão em suas casas (Atos 2:46).
- Depois que Pedro e João foram soltos da prisão por um anjo e deram seu relatório aos amigos, "todos levantaram homothumadon [juntos] a voz a Deus" e oraram (Atos 4:24).
- No meio dos sinais e maravilhas daqueles primeiros dias, eles estavam homothumadon (reunidos) no Pórtico de Salomão, à medida que as pessoas as traziam, seus amigos e membros da família que estavam enfermos para ser curados (Atos 5:12).
- Quando Filipe entrou em Samaria com uma missão de proclamação, "...a multidão ouviu Filipe [...] deu homothumadon ["unânime"] atenção ao que ele dizia. Assim houve grande alegria naquela cidade" (Atos 8:6,8).
- No Concílio de Jerusalém, à medida que os Apóstolos elaboravam com muito esforço a política que manteria unidos os convertidos judeus e gentios, eles enviaram os resultados de seu trabalho a Antioquia, dizendo "homothumadon ["concordamos todos"]" (Atos 15:25).
- Paulo fornece a última ocorrência da palavra no Novo Testamento, perto do fim de sua grande carta aos Romanos, orando "para que homothumadon [um só coração e uma só voz] vocês glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 15:6). 

Fico imaginando quem teria usado a palavra primeiro. Lucas ou Paulo, companheiro nas viagens missionárias. Quem foi o primeiro a sugerir o advérbio polissílabo e cadenciado que marcou a maneira em que nossos primeiros antepassados responderam ao que Deus estava fazendo e em relação a isso se mantiveram presentes, totalmente empenhados, mas sem um vestígio sequer da violência?
"Com um só coração", "com uma só voz", "juntos" ou "concordando" parecem todos muito fracos para mim. Homothumadon é uma palavra composta: homo significa "o mesmo"; thumas significa uma forte comoção ou raiva; e a última sílaba, don, sinaliza que a palavra é um advérbio. É o componente do meio, que é intraduzível. Thumas é uma palavra inflamável, pulsando com energia: perder as estribeiras, perder a paciência, atacar violentamente. Mas, no contexto da comunidade da ressurreição, não há nada de negativo nela, nenhuma maldade, nenhuma violência. Como conseguimos essa intensidade, esse fogo, essa energia focada e controlada numa única palavra portuguesa que seja energética em amor, em paz e em agradável comunidade? Não consigo encontrar uma que seja. É por isso que só querer dizer homothumadon.
Havia algo em chamas no interior daqueles seguidores de Jesus, que unia com a mesma mente e espírito, algo semelhante à energia da raiva, mas sem a raiva. Algo tão inflamável quanto os Zelotes, mas sem a violência Zelote.
Normalmente, quando falamos de unanimidade, estamos nos referindo ao que se passa em uma reunião, bem tarde da noite, quando metade das pessoas já foi para casa, e o restante ficou exausto e "pescando" com a cabeça; e esse movimento para cima e para baixo do pescoço é interpretado como concordância, e assim contabilizamos um voto de unanimidade. isso não é homothumadon. Homothumadon tem fogo em si. É a paixão de uma resposta consensual, unânime a algo que Deus faz. Não a criamos. Sempre depende de algo que Deus acabou de fazer, ou está para fazer, ou de que estamos participando. Não é algo que façamos acontecer arbitrando ou resolvendo conflitos. É fogo. E marca a igreja à medida que é formada pelo Espírito Santo.

O aspecto inconfundível da vida primitiva é que estavam seguindo o Jesus ressurreto, com a forte percepção de que algo tinha acontecido em algum lugar que agora estava em atuação aqui entre eles. O Espírito Santo fez algo em Jesus e depois o fez neles. A ação primordial acontece em Jesus e, somente depois, em nós. Está além de nós, mas depois nos alcança. Estamos seguindo, crendo e adorando - e depois, aí está: homothumadon
Isso não é improvisar um entusiasmo por Jesus. Não é argumentar com as pessoas, persuadindo-as para que cheguem a um acordo. Não é administrar vários interesses próprios num plano ou programa viável. Não é algo arquitetado por nós.
Mas deve ser reconhecido por nós. A convicção por trás da possilibidade desse homothumadon singularmente cristão é que o Jesus ressurreto ainda está fazendo o que sempre fez, e o está fazendo em nosso mundo, em nossa vizinhança.
A dificuldade de experimentar homothumadon é que normalmente não estamos prestando nenhuma atenção ao Jesus ressurreto, ou não sabemos o que procurar, ou estamos impacientes com a espera, ou estamos distraídos por acontecimentos ou circuntâncias mais facinantes e glamorosas que prometem atalhos.


Eugene H. Peterson
O caminho de Jesus e os atalhos da igreja
Editora Mundo Cristão
Capítulo 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...