Um BLOG de incentivo à oração...

Quantas vezes você se sentiu tentado a seguir com a corrente, porque nadar contra a maré era simplesmente muito difícil? Quantas vezes você se sentiu pressionado a abrir mão de seus princípios e de sua fé para não ser marginalizado pelo seu grupo de amigos? Quantas vezes você já olhou para os lados e experimentou aquela sensação de estar sozinho, mesmo estando rodeado por uma multidão?

Não se desanime! Você não está sozinho! O Senhor mesmo já disse que Ele tem separado muitos outros que também não se renderam, nem abriram mão de sua fé.

É por isso que este espaço foi criado:

- para compartilhar testemunhos, impressões e experiências de nossa caminhada com Deus;

- para edificar uns aos outros e incentivar a permanecer firmes na fé;

- para desafiar cada um a ser um aventureiro espiritual, ou seja, a arriscar na fé e a orar orações extravagantes;

- para, juntos, intercedermos por nosso país e por outros países, ainda não alcançados por Deus;

- para, juntos, esperarmos pela volta do Senhor Jesus!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que tem tirado a sua paz?

Estamos em busca da paz, falamos dela, oramos por ela, mas o que é realmente a Paz?

A Bíblia cita quase 300 versículos sobre a paz.
No dicionário a palavra Paz significa: 
paz sf (lat pace) 1- Estado de um país que não está em guerra; tranqüilidade pública. 2- Tratado que mantém ou restabelece esse estado: Assinar a paz. 3- Repouso, silêncio. 4- Tranqüilidade da alma. 5- União, concórdia nas famílias. 6- Sossego. P. armada: respeito recíproco das nações, mantido pelos exércitos e esquadras que elas conservam. P.-de-alma:pessoa bonacheirona, inofensiva, pacífica. P.-otaviana: grande quietação e sossego, como gozou o mundo romano no tempo de Otávio. Fazer as pazes: reconciliar-se.

Mas... para analisarmos o que é realmente paz, necessitamos saber o que nos tira a paz.
Uma das coisas que observo em comum em nossos dias, o estresse é um dos fatores principais que tem tirado a paz do povo de Deus, afetando o corpo, mente e alma.
Ouvi muitos médicos dizerem que mais de 95% de todas as doenças estão relacionadas ao estresse. Mesmo as que não são causadas pelo estresse têm grande probabilidade de piorar por causa dele. Todos nós já vimos pessoas adoecendo depois de passar por um estresse muito alto.
Dois tipos de estresse podem atingir nossas vidas: o positivo e o negativo. O estresse positivo é alegre, bom, desejável, controlável, fácil de lidar, empolgante e sua solução é agradável.
O estresse negativo é o oposto, triste, insano, perturbador, incontrolável, difícil de resolver e deprimente. Por exemplo, questões muito sérias, como a morte de uma pessoa ou um divorcio, além de outros incidentes menos graves, como uma discussão entre marido e esposa, queimar a mão no forno ou levar uma multa de transito, a falta de dinheiro e etc. O estresse negativo é o que cobra o preço mais alto do corpo afetando a alma e a mente.
Podemos reagir positivamente ou negativamente com o estresse, esse fator é determinante para alcançarmos a paz. A Paz vem do Senhor, mas a busca é nossa.

Quatro fontes de estresse: Ambiente, Alimentação deficiente, Falta de exercícios e Sua atitude. Notamos que todas elas são dominadas por você mesmo.
Ambiente – você pode construir um ambiente agradável, seja no trabalho, em casa, na igreja ou em qualquer situação. Normalmente pedimos ao Senhor para mudar as situações para que tenhamos paz, mas Ele quer que você mude o ambiente para que a Paz venha, a paz esta em você e flui através de você.
Alimentação – muitas pessoas não sabem, mas o alimento deficiente provoca estresse, cuidar do corpo, alimentar-se corretamente, comer de forma balanceada e agradável te trará paz ao seu corpo.
Falta de exercícios – parece bobagem, mas isso é importante, não me sinto com autoridade em falar nesse assunto, porém tenho como meta tornar-se disciplinado nesse quesito, movimentar o corpo libera endorfina e isso diminui o estresse e melhora a mente.
Sua atitude – essa parte é a mais importante do processo, mudar atitudes e hábitos é o melhor caminho para busca da paz. Ver as coisas diferentemente com olhos espirituais traz paz, olhar as situações e não reagir prontamente fará você pensar antes de tomar uma decisão, ser um conciliador (pacificador) ao invés de um fomentador (fermentar) discussões, contendas etc.

Por fim, a paz é algo que cada um nós devemos buscar, e ela se encontro em Jesus o Príncipe da Paz.
Levar à Cruz aquilo que tem tirado sua paz, deixar na Cruz todo o estresse para que você volte a viver em Paz.

O que tem tirado sua Paz? O que tem provocado estresse em sua vida? Ore ao Senhor perguntando a Ele, quais as atitudes que você tem que mudar.


Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. (Colossenses 3:15)


Marcelo e Dina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...